14.8.06

Elegia

Pericles Cavalcanti - Augusto de Campos
(A partir de um poema de John Donne,
poeta inglês do século XVII)


Deixa que minha mão errante adentre
Atrás, na frente, em cima, embaixo,
entre
Minha América, minha terra à vista
Reino de paz, se um homem só a
conquista
Minha mina preciosa, meu império
Feliz de quem penetre o teu mistério
Liberto-me ficando teu escravo
Onde cai minha mão meu selo gravo
Nudez total: todo prazer provém
do corpo
(Como a alma sem corpo) sem vestes.
Como encadernação vistosa,
Feita para iletrados, a mulher se
enfeita
Mas ela é um livro místico e somente
A alguns a que tal graça se consente
É dado lê-la.
Eu sou um que sabe.


[Gravado por Caetano Veloso no disco "Cinema Transcendental"]

2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro seu blog!
Vou linkar no meu!
Saudade!
Te adoro!
bjo

Anônimo disse...

Quanto mão menino....rs