4.9.10

é assim mesmo

sujeitos e seus deslocamentos atravessando os dias. não era pra ser assim,
mas a respiração dela me deixou tão impressionado quanto pensar um nome raro.
foi de repente que surgiu na minha frente e preencheu todo o meu campo visual,
tampou meus ouvidos e amarrou meus lábios.

LAMARTINE BABO

Não sei dizer o motivo, talvez as marchinhas tenham se misturado
com o desfile de tropas que se avizinha. 7 de setembro. Independentes? Sei lá.
A chuva também virá, se correr tudo dentro do previsto; Ele, não sabemos.

DEUS
Mesmo para os descrentes há a pergunta duvidosa: e depois da morte? Mesmo para os descrentes há o instante de desespero: que Deus me ajude. Neste mesmo instante estou pedindo que Deus me ajude. Estou precisando. Precisando mais do que a força humana. E estou precisando de minha própria força. Sou forte mas também destrutiva. Autodestrutiva. E quem é autodestrutivo também destrói os outros. Estou ferindo muita gente. E Deus tem que vir a mim, já que eu não tenho ido a Ele. Venha, Deus, venha. Mesmo que eu não mereça, venha. Ou talvez os que menos merecem precisem mais. Só uma coisa a favor de mim eu posso dizer: nunca foi de propósito. E também me dói quando percebo que feri. Mas tantos defeitos tenho. Sou inquieta, ciumenta, áspera, desesperançosa. Embora amor dentro de mim eu tenha. Só que não sei usar amor: às vezes parecem farpas. Se tanto amor dentro de mim recebi e continuo inquieta e infeliz, é porque preciso que Deus venha. Venha antes que seja tarde demais.

Se pudesse te dizia alguma coisa, Clarice. Do mesmo jeito que você um dia quis dizer ao Chico, lembra? “Ah, como eu gostaria de dizer-lhe alguma coisa – o quê? – que diminuísse a sua tristeza.”

(devaneios mais citações de Clarice, A descoberta do mundo.)

Nenhum comentário: