29.12.06

Música fosse oração

Gostaria de escrever uma bela mensagem para os visitantes deste blog, mas não pude. O mundo à nossa volta parece agonizar. Outrora "O grito" e "Guernica" deram conta de refletir o estado de espírito da humanidade - não vamos discutir a intenção dos artistas, não é esse o caso. Hoje, talvez seja preciso algo entre os dois - ou algo além. Já ouvi dizer que isso é pessimismo, coisa de (pseudo-)intelectuais. Concordo que eles até possam existir, mas enxergo o dito pessimismo como realismo. E, para muitos, a realidade incomoda demais. Vi uma pintura que talvez dê conta. Faz tempo, não lembro onde, de quem... mas eram retirantes.

Diante das previsões dos cientistas e dos últimos acontecimentos (tsunami, neve derretendo, ilha desparecendo), temos duas opções:
a) achar tudo muito natural, acreditando que o planeta está se ajustando às nossas vontades;
b) fazer o que está ao nosso alcance para evitar ou retardar os problemas que os habitantes deste planeta certamente enfrentaremos - direta ou indiretamente.

Voltando aos retirantes... O clima tá esquisito, não? Enquanto uns morrem afogados, outros morrem de sede. E se fosse sede só de água... Só que a sede do homem vai além, muito além. Já ouvi falar em sede de justiça, de paz, de viver. A letra da canção que segue é minha oração em prol da humanidade (sempre carente). Você tem sede de quê?

"Traga-me um copo d'água
Tenho sede
E esta sede pode me matar
Minha garganta pede
Um pouco d'água
E os meus olhos pedem
Teu olhar

A planta pede chuva
Quando quer brotar
O céu logo escurece
Quando vai chover
Meu coração só pede
Teu amor
Se não me deres
Posso até morrer"

[ "Tenho sede" - Anastácia / Dominguinhos - gravada por Gilberto Gil ]

Nenhum comentário: